EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DE UM ALUNO
Palavras-chave:
EJA, Relato de experiênciaResumo
Este relato de experiência aborda de forma geral a Educação de Jovens e Adultos - EJA e os principais documentos legais que a norteiam, como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e o Plano Nacional de Educação 2014/2024. A abordagem adotada foi pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Possui como objetivo expor a percepção do aluno em relação à sua trajetória na EJA e apresentar por meio da fala quais os reais motivos que o levou a interromper seus estudos e anos depois retomar. A questão problema eleita para este relato foi: Qual a função social da EJA para quem não teve acesso à educação na idade apropriada e busca por novas perspectivas de vida? O relato estabelece um diálogo com vários pesquisadores tais como: Saraiva (2004); Viero (2007); Piconez (2002); Maia (2008); Ehrhardt (2008); Dawbor (2008). Por fim, fica evidente que a EJA possui funções sendo a humana e social a qual possibilita a realização de sonhos de concluir os estudos a quem não teve oportunidade.