EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DE UM ALUNO

Autores

  • Daniel Junior de Oliveira Faculdade de Inhumas - FacMais
  • Elisabeth Maria de Fátima Borges Faculdade de Inhumas - FacMais
  • Lucineide Maria de Lima Pessoni Faculdade de Inhumas - FacMais

Palavras-chave:

EJA, Relato de experiência

Resumo

Este relato de experiência aborda de forma geral a Educação de Jovens e Adultos - EJA e os principais documentos legais que a norteiam, como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e o Plano Nacional de Educação 2014/2024. A abordagem adotada foi pesquisa qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Possui como objetivo expor a percepção do aluno em relação à sua trajetória na EJA e apresentar por meio da fala quais os reais motivos que o levou a interromper seus estudos e anos depois retomar. A questão problema eleita para este relato foi: Qual a função social da EJA para quem não teve acesso à educação na idade apropriada e busca por novas perspectivas de vida? O relato estabelece um diálogo com vários pesquisadores tais como: Saraiva (2004); Viero (2007); Piconez (2002); Maia (2008); Ehrhardt (2008); Dawbor (2008). Por fim, fica evidente que a EJA possui funções sendo a humana e social a qual possibilita a realização de sonhos de concluir os estudos a quem não teve oportunidade.

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

Junior de Oliveira, D., Maria de Fátima Borges, E., & Maria de Lima Pessoni, L. (2023). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VISÃO DE UM ALUNO. Revista Científica Da UniMais, 20(1), 61–75. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/81