https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/issue/feed Revista Científica da UniMais 2024-05-23T10:52:40-07:00 Pós-Doutor Lizandro Poletto neic@facmais.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Científica da Unimais vem contribuindo para a sociabilização do conhecimento, articulando pesquisa, ensino e extensão. A revista publica trabalhos de docentes e pesquisadores. E possui qualis nas seguintes áreas: Educação, Ensino, Saúde e História.</p> <p>ISSN: <strong>2238-8427</strong></p> https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/183 ANÁLISE DA VIABILIDADE DO CONCRETO FABRICADO COM RESÍDUOS DE PAVIMENTO ASFÁLTICO1 2024-05-22T15:33:08-07:00 Ingred Horrana Rocha Vieira ingredvieira@aluno.facmais.edu.br Déborah Vilas Boas dos Passos deborah@facmais.edu.br <p>Considerando a confluência entre o meio ambiente e a indústria da construção, a preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais presente nos canteiros de obra, o que justifica o grande interesse por pesquisas que visem a sustentabilidade na construção civil. Com isso, o estudo em vigência, procura analisar o comportamento do concreto a partir da incorporação de resíduo de pavimentação asfáltica. Tal resíduo é produzido em grande escala mediante a necessidade de escavação de ruas e estradas pavimentadas, sendo elas provenientes da manutenção na pavimentação asfáltica ou até mesmo realização de obras de infraestruturas. A partir da coleta desse material, foi realizada a britagem dos blocos de pavimento asfáltico em um material mais granular, que após o seu peneiramento, foi utilizado na composição do concreto, substituindo o agregado graúdo. Foram avaliadas a trabalhabilidade e a resistência à compressão axial, sendo esses ensaios realizados no laboratório de materiais de construção da Faculdade de Inhumas - FacMais. Atestou-se que com o aumento da concentração do resíduo de asfalto na massa, houve diminuição da trabalhabilidade e consequentemente da resistência do concreto. No entanto, essa substituição torna-se viável na produção de artefatos de concreto que não demandem grandes resistências, tendo em vista que, haverá um benefício ecológico com o reaproveitamento do material asfáltico, além de, diminuir a busca pela matéria prima proveniente da trituração de rochas, método que causa um prejuízo duradouro aos recursos naturais.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/184 DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2024-05-22T15:43:39-07:00 Danyelle Oliveira Fonte nyelle-15@hotmail.com <p>A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor hospitalar onde permanecem internados pacientes graves, com ou sem instabilidade hemodinâmica, que necessitam de assistência à saúde ininterrupta nas 24h por uma equipe diversificada de profissionais de saúde. Vários estudos relatam que 13 a 25% dos pacientes internados na UTI, têm o diagnóstico prévio de DM. Diabéticos são ocasionalmente admitidos na UTI para tratamento de um processo agudo de hipoglicemia, hiperglicemia, cetoacidose diabética ou estado hiperosmolar, contudo, muitos diabéticos são admitidos nestas unidades por outras comorbidades, como infecção. Objetivo: Descrever as características dos pacientes com distúrbios endócrinos internados na unidade de terapia intensiva. Método: Foram encontrados 330 textos, sendo 218 na base de dados LILACS e 112 no SCIELO. Após leitura previa, foram selecionados 35 textos na base LILACS e 20 na SCIELO. Uma leitura exploratória das publicações permitiu selecionar 10 artigos, sendo 7 da base LILACS e 3 da base SCIELO. Resultado: Deste modo alguns estudos observacionais e estudos intervencionais sugerem que o controle glicêmico intensivo pode reduzir a mortalidade dentro das unidades de terapia intensiva. A hiperglicemia é uma alteração comum em pacientes críticos e é atribuída a resposta fisiológica ao trauma.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/185 SISTEMA COMPLEMENTO ASSOCIADO Á SÍNDROME HEMOLÍTICA URÊMICA ATÍPICA 2024-05-22T15:49:47-07:00 Isac Cardoso dos Santos Isac Cardoso dos Santos isacbiomed21@gmail.com Fábio Castro Ferreira fabio.castrof@hotmail.com Murilo Barros-Silveira murilobarros@ufg.br Marcela Massaro Ribeiro da Silva marcelaa.ribeiro@hotmail.com <p>O Sistema Complemento (SC) é constituído por uma “cascata” enzimática que ajuda na defesa contra infecções, mecanismo essencial na imunidade inata que ajuda no rápido reconhecimento e eliminação de patógenos. Deficiências nesta regulação e/ou ativação do SC, podem ocasionar doenças e síndromes, sendo de origem genética ou adquirida. A síndrome hemolítica urêmica atípica (SHUa) é uma doença genética, a qual ocorre uma alteração nas proteínas que regulam o sistema complemento, levando à destruição das células endoteliais, eritrócitos e leucócitos. O objetivo abordar a importância do sistema complemento, sua regulação e a relação da deficiência de proteínas que podem ocasionar doenças genéticas como a Síndrome hemolítica urêmica atípica. As proteínas mais relacionadas com a SHUa são as do fator H, I e CD46, classificadas como proteínas reguladoras do SC, estas protegem as células hospedeiras da ativação descontrolada do complemento. Outra proteína importante é a trombomodulina, uma glicoproteína endotelial que desempenha um papel importante na cascata de coagulação. As características clínicas da doença ocorrem principalmente em crianças, e em casos mais graves pode ocorrer transplante renal, e mesmo assim pode ocorrer rejeição ao transplante. O principal medicamento utilizado para tratamento é o eculizumab. Foi possível evidenciar que a SHUa está diretamente ligada a deficiências de proteínas do sistema complemento e por ser rara, ainda não conta com um tratamento específico e o diagnóstico ainda é inespecífico.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/186 CUIDADOS FARMACÊUTICOS NO MONKEYPOX - UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 2024-05-22T15:56:51-07:00 Alicia Diana Gonçalves dos Santos aliciasantos@aluno.facmais.edu.br Roberta Albino Gonçalves Ferreira robertaferreira@facmais.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo descrever os cuidados farmacêuticos no Mpox uma doença que foi surto no ano de 2022. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura em diferentes bases de dados com associação dos seguintes descritores: Monkeypox; Assistência Farmacêutica; Mpox, Farmacêutica, buscando estudos publicados entre 1997 a 2023. O Farmacêutico, durante o surto de Mpox juntamente com a equipe multiprofissional teve papel fundamental estando diretamente ligado ao uso racional de medicamentos, conciliação terapêutica, revisão da farmacoterapia e pesquisa de medicamentos e vacinas específicas para Mpox. O trabalho desse profissional no atual cenário de desinformação, considera o farmacêutico como propagador de informações na promoção da saúde e descobertas inovadoras, além de estar ligado diretamente à população, que potencializa os cuidados. Foi possível observar a importância do farmacêutico inserido em todo o processo, porém também nota se o pouco conhecimento da atuação do farmacêutico pois o profissional está sendo inserido aos poucos no meio.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/187 MALFORMAÇÕES GENITURINÁRIAS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA UNIDADE NEONATAL E PEDIÁTRICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2024-05-22T16:06:37-07:00 Danyelle Oliveira Fonte nyelle-15@hotmail.com Mônica Santos Amaral monicaamaral@facmais.edu.br <p>As anomalias congênitas do rim e do trato urinário compreendem um vasto espectro de malformações, sendo assim, a origem e desenvolvimento destas são complexas e diversificadas. Deste modo os recém-nascidos com malformações requerem dos profissionais de enfermagem atenção e cuidados específicos e individualizados, planejando assistência de enfermagem baseada em evidências. Objetivo: realizar o levantamento bibliográfico dos casos de malformações geniturinárias mais prevalentes na unidade neonatal e pediátrica nos últimos 5 anos, assim como a assistência de enfermagem prestada a estes pacientes. Materiais e Método: estudo do tipo exploratório, bibliográfico com análise integrativa, qualitativa da literatura disponível nas bases LILACS, SCIELO e MEDLINE. Resultados: Após uma leitura exploratória das publicações permitiu selecionar 12 artigos, sendo 8 da base LILACS e 4 da base MEDLINE. Considerações finais: baseado nos estudos encontrados destaca-se que os profissionais da enfermagem precisam implementar uma assistência sistematizada com vistas a melhorar o prognóstico dos recém-nascidos malformados, uma vez que os cuidados, principalmente os realizados nas primeiras 24 horas de vida, poderão repercutir na vida futura da criança. Espera-se que esta pesquisa contribua com o conhecimento sobre malformações geniturinárias e suas possíveis causas para que possa haver uma assistência eficaz e o reconhecimento do problema, visando ao planejamento de políticas de assistência e prevenção.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/188 EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO NEOLIBERAL: REFLEXÕES SOBRE A FINANCEIRIZAÇÃO DO PROCESSO FORMATIVO 2024-05-22T16:43:41-07:00 Lucio Flávio de Santana Gimenes contato@luciogimenes.com.br <p>Este artigo explora as transformações nas instituições educacionais brasileiras, particularmente nos Institutos Federais de Ensino Superior, sob a lente da teoria das sociedades de controle de Gilles Deleuze. Analisando a transição da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, discutimos como as universidades respondem às demandas de um mundo globalizado e tecnologicamente avançado. Focamos na reconfiguração do papel das universidades no capitalismo cognitivo e biopolítico, onde a pesquisa e inovação tornam-se centrais. Examinamos a privatização das universidades não apenas como transferência de gestão, mas como parte de um processo mais amplo que alinha a educação superior à lógica neoliberal de mercado. A autonomia universitária, em particular, é analisada como um dispositivo estratégico que facilita a internalização dessa racionalidade neoliberal. O estudo contribui para uma compreensão crítica das dinâmicas atuais nas instituições educacionais, destacando a emergência de um modelo de subjetividade baseado na competição e na dívida.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/190 ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL SANTA ROSA: estudo de caso 2024-05-22T16:54:49-07:00 Júlio Anderson Rosa Lisboa juliolisboa@aluno.facmais.edu.br <p>Apesar de estar presente em toda a história, nem sempre a acessibilidade foi percebida em projetos arquitetônicos. É de conhecimento geral que, desde os primeiros grupos humanos, pessoas com deficiência eram excluídas da participação na sociedade. Somente foi reconhecida a essencialidade com as consequências da segunda Guerra Mundial, em que, houve a necessidade de buscar meios de inserir novamente à sociedade, civis e militares que voltavam com sequelas do conflito. Objetivou-se neste estudo verificar a acessibilidade em uma unidade escolar da cidade de Santa Rosa de Goiás e como ela se torna ou não uma ferramenta facilitadora. A referida pesquisa deslindou-se por meio de um estudo de caso em que foram analisadas as condições de acessibilidade dessa unidade escolar em compatibilidade com a NBR 9050. Análises de acessibilidade se tornam uma ferramenta proporcionadora da inclusão escolar e asseguram possíveis condições que efetivem e promovam o acesso. De fato, o planejamento pensado em situações que as pessoas enfrentam ao acessar os lugares que frequentam, se torna necessário para facilitar a execução de projetos de acessibilidade, portanto a proposta da inclusão escolar defende que o ambiente educacional deve se adaptar às necessidades dos usuários, ao invés deste se adequar às estruturas do local de estudo, contudo se o ambiente não está preparado para atender a todos, esse local é que se torna deficiente.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/191 PSICOLOGIA JURÍDICA NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS 2024-05-22T17:00:25-07:00 Gabriela Moreira Jacob gabrielajacob@aluno.facmais.edu.br Osvaldo José Sobral osvaldojose@facmais.edu.br <p>O tema deste texto refere-se às contribuições e os desafios contemporâneos da Psicologia Jurídica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que investigou autores como: Dalgalarrondo (2019); Fiorelli e Mangini (2021); Meleiro e Almeida (2003); Pinheiro (2022); Rovinski (2007a; 2007b); entre outros. E, no desenvolvimento foram discutidas temáticas emergentes e relevantes desta área de atuação de profissionais da Psicologia, como: 1) Percurso Histórico da Psicologia Jurídica; 2) Alterações da Consciência e Inimputabilidade Penal; 3) Violência e Legislação; 4) Percepção e Memória do Testemunho; 5) Simulação e Dissimulação; 6) Alienação Parental. Por fim, concluiu-se que para que haja uma atuação ética e compromissada com o desenvolvimento da Psicologia Jurídica é preciso que haja formação continuada, mas, também, o reconhecimento da relevância da Psicologia, como ciência e profissão.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/194 DESCARTE DE RESÍDUOS FARMACÊUTICOS COLETADOS EM UMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2024-05-23T07:50:15-07:00 Lucas Ferreira Lino lucaslino@aluno.facmais.edu.br Ricardo José da Silva lucaslino@aluno.facmais.edu.br Bruno Vinicius Diniz e Silva dinizbruno1410@gmail.com <p>Descartar medicamentos tornou-se uma atividade comum na sociedade que pode colocar em risco a saúde humana e ambiental quando ocorre de forma equivocada. Este trabalho tem como objetivo coletar e classificar resíduos farmacêuticos de duas comunidades universitárias no estado de Goiás. Dois pontos de coleta foram designados para recolhimento de medicamentos em dois locais distintos: Faculdade Mais (FacMais) de Inhumas (GO) e FacMais de Palmeiras de Goiás (GO). Foram coletados 268 medicamentos nessas instituições, sendo 164 medicamentos em Inhumas (GO), classificados em 35 classes farmacológicas distintas e 104 em Palmeiras de Goiás (GO), que compõem 17 classes diferentes. A maioria dos medicamentos coletados em Inhumas eram medicamentos antifúngicos28 (18%),antialérgicos22 (14%), antianêmicos23(14%), polivitamínicos11(7%), medicamentos que agem no sistema nervoso central7(4%), antimicrobianos e antibióticos 3 (2%), a maioria estava com data de validade expirada121(74%).Com relação aos medicamentos obtidos do ponto de coleta disponibilizado na Faculdade Mais de Palmeiras (GO), a maioria eramcontraceptivos hormonais 16 (15%), anti-hipertensivos 14 (13%) e os analgésicos/anti-inflamatórios/corticoides 12 (12%). O estudo revelouuma grande quantidade de medicamentos armazenados em domicílio, o que pode contribuir com contaminação ambiental e afetar a vida aquática. Esses resultados chamam atenção para a falta do profissional farmacêutico em locais como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pequenas e médias farmácias, o que poderia mitigar os impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/195 O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) E A FORMAÇÃO DOS MONITORES GOIANOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS CAMPONESES NA DÉCADA DE 1960 2024-05-23T10:10:18-07:00 Elisabeth Maria de Fátima Borges elisabeth@facmais.edu.br Daniel Junior de Oliveira daniel@facmais.edu.br <p>A alfabetização sempre foi um gargalo da educação brasileira; e, quando se trata de alfabetização de adultos as dificuldades são ainda maiores. O Movimento de Educação de Base (MEB) implementou um importante projeto de alfabetização de camponeses, aplicando o método de alfabetização de Paulo Freire, por meio do qual obtiveram grande êxito. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação dos monitores para a alfabetização dos camponeses em Goiás na década de 1960. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam uma inovação na metodologia de formação dos monitores, que também eram camponeses locais. Conclui-se que a capacitação de monitores pelo MEB teve grande relevância na obtenção de resultados no processo de alfabetização dos camponeses goianos na década de 1960, e que o mesmo ocorreu graças ao caráter inovador e da aplicabilidade do método de alfabetização de Paulo Freire na formação de professores e na alfabetização de jovens e adultos camponeses; e, por isso, essa experiência deve ser vista como um exemplo a ser seguido nas futuras políticas educacionais brasileiras.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/196 AS AÇÕES DE UM DEPARTAMENTO PESSOAL PREVENTIVO: REFLEXOS EM PASSIVOS TRABALHISTAS 2024-05-23T10:21:15-07:00 Daniel Alves Santana alvessantanadaniel@gmail.com <p>O artigo centralizou-se nas rotinas da área trabalhistas e suas consequências, levou em conta o número de reclamatórias trabalhistas como uma crescente devido ao número de casos, tornando-se um fator a ser observado pelas empresas, visto que, numa reclamatória trabalhista ajuizada pelo empregado contra seu empregador, com resultados positivos para a parte reclamante no processo, a empresa assume a obrigação de efetuar pagamentos imediatos e com valores elevados devidos a juros e correções monetárias, ocasionando um impacto significativo sobre o setor financeiro da empresa, tudo isso por não cumprimento da legislação no decorrer das relações de trabalho. O departamento de pessoal é o responsável por regularizar a situação do empregado e estabelecer o vínculo entre entidade e colaborador, assegurando direitos e deveres de ambos. Usando de pesquisa bibliográfica, qualitativa, com o embasamento legal, mostrou de forma breve um pouco das funções deste departamento, sua evolução constante e sua relevância. Apresentando também como as decisões e orientações do departamento impactam tanto na continuidade da empresa quanto na vida dos colaboradores que ao se sentirem prejudicados podem buscar por justiça em reclamatórias trabalhistas.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/197 PREVALÊNCIA DA DOENÇA DE CHAGAS EM PACIENTES ATENDIDOS NO LABORATÓRIO CLÍNICO DA PUC-GOIÁS 2024-05-23T10:30:27-07:00 Lorrayne Lopes Cardoso lorraynebiomed@outlook.com Rafaela Nascimento Rodrigues murilobarros@ufg.br Murilo Barros-Silveira murilobarros@ufg.br Fábio Castro Ferreira fabio.castrof@hotmail.com Iasmim Ribeiro da Costa iasmimribeirodacosta@gmail.com <p>A doença de chagas é uma doença crônica causada pelo Tripanosoma cruzi. Estima-se que cerca de 5 milhões de latino-americanos estejam infectados. A transmissão clássica ocorre durante a picada do inseto barbeiro que, ao defecar, elimina junto com as fezes formas infectantes do protozoário. Outras formas de transmissão ocorrem pela ingestão de alimentos contaminados pelo parasita, transfusão sanguínea e pela transmissão transplacentária. Este trabalho tem como objetivo estimar a prevalência da doença de Chagas nos pacientes atendidos no Laboratório Clínico da PUC GO (LAC-PUC Goiás). Foi realizado um levantamento documental dos pacientes que realizaram sorologia para doença de Chagas, no ano de 2018, no LAC PUC Goiás. Dos 253 pacientes que realizaram sorologia para a Doença de Chagas, 86,6% (219/253) apresentaram resultado negativo (não reagente) e 13,4% (34/253) positivos (reagente) para a doença. A faixa etária mais acometida entre os pacientes soro reagentes foi entre 60 e 69 anos (29,5%). Não foi observada uma diferença significativa entre os sexos. Após análise dos dados verificou-se uma prevalência da Doença de Chagas de 13,4% dos pacientes atendidos no laboratório escola. Por mais que o número de casos seja relativamente baixo em comparação com outros estudos, faz-se necessário um plano de enfrentamento do problema para reduzir a ocorrência de casos, tendo em vista a possibilidade de cronificação da doença que demanda assistência especializada por longos períodos, ocasionando ônus para o Sistema de Saúde e maior sofrimento humano.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/198 JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA 2024-05-23T10:52:40-07:00 Nelson da Silva Nunes nelsonfisica123@gmail.com Fernando Silvio Cavalcante Pimentel prof.fernandoscp@gmail.com Beatriz Martins de Souza beatrizmartinssouzade@gmail.com Crislayne dos Santos Moura crislaynemoura9@gmail.com Emily Lins Casado de Sousa emilylina2015@gmail.com Viviane Santos de Oliveira vs0069206@gmail.com Yasmin Bella de Oliveira Calheiros yasminbela2015@gmail.com <p>Os jogos digitais estão conquistando cada dia mais espaço na sociedade contemporânea, principalmente nas escolas que buscam atender a nova demanda educacional. Diante desta realidade, o presente trabalho traz uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca da utilização dos jogos digitais com a aplicação voltada a estudantes do Ensino Médio. Foram utilizadas seis bases de dados para a obtenção dos estudos da RSL, sendo elas: Scielo, PubMed, Scopus, Springer, APA Psycnet e IEEE. De acordo com os resultados obtidos, se percebeu que a aplicação dos jogos digitais aos alunos de Ensino Médio, ainda é um campo pouco explorado, em que há a necessidade de demandas por mais pesquisas e estudos nessa área. Nos artigos que foram analisados nesta RSL, foi observado que todos relatam que existe um grande potencial nos jogos digitais, em que estes podem acarretar aos estudantes de Ensino Médio no que se refere ao engajamento, participação e envolvimento em seu processo de aprendizagem em diferentes disciplinas da grade escolar, além de facilitar a aprendizagem cognitiva e afetar os alunos emocionalmente, conectando-os à vida real. Essa RSL, propôs por meio das bases responder à pergunta: os alunos que utilizam os jogos digitais em seu aprendizado, fazem uso da consciência, habilidades e estratégias metacognitivas? Fazendo uso da Ferramenta StArt (State of the Art through Systematic Review), 33 artigos foram extraídos e passaram pelos processos de identificação, inclusão, exclusão, seleção e qualidade para chegar ao número de 3 artigos que satisfizeram os critérios adotados.</p> 2024-05-23T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 Centro Universitário Mais - Unimais