O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: o papel do gestor na construção e combinação dos saberes dos trabalhadores

Autores

  • Fábio Ribeiro de Oliveira
  • Lorrane Santos da Silva
  • Elisabeth Maria de Fátima Borges

Palavras-chave:

saberes dos trabalhadores, gestão, trabalho, princípio educativo

Resumo

Muito se discute a importância do papel do gestor na construção e combinação de saberes dos trabalhadores nas atividades empresariais. O objetivo desta pesquisa é analisar o papel do gestor na construção e combinação dos saberes dos trabalhadores no cotidiano das empresas. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Pesquisas vêm apontando que, diferente do que apregoava o Taylorismo, os saberes dos trabalhadores acrescentam grandes contribuições no processo de produção. As pesquisas também destacam a vinculação entre educação e processo produtivo, aprofundando a necessidade de se reconhecer as  relações entre o saber e o trabalho. Observa-se que gestor tem participação fundamental no desenvolvimento dos conhecimentos dos trabalhadores, na identificação das forças e fraquezas, na troca de saberes teóricos e práticos, na identificação de oportunidades, da valorização, impulsão das competências de cada um, na percepção de mudanças e avanços de novos métodos e articulação no processos de aprendizagem, desenvolvimento e execução do trabalho com excelência. Este estudo concluiu que o gestor desempenha um papel importante na construção e combinação dos saberes dos trabalhadores, no sentido de tornar eficaz e operacional tanto os objetivos econômicos quanto os objetivos sociais da atividade empresarial.

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Publicado

06-01-2025

Como Citar

Ribeiro de Oliveira, F., Santos da Silva, L., & Maria de Fátima Borges, E. (2025). O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: o papel do gestor na construção e combinação dos saberes dos trabalhadores. Revista Científica Da UniMais, 22(2), 1–15. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/277

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