ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE TRABALHO
Palavras-chave:
Estágio, Educação Infantil, Direitos, LiteraturaResumo
Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, do curso de Pedagogia, do 6°Período, da Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Inhumas. O estágio é o contato que os discentes têm com o tempo/espaço de sua futura profissão, é o momento de experimentar a relação teoria/prática. O projeto de trabalho foi desenvolvido em uma Unidade Escolar Pública Municipal de Educação Infantil, em uma turma do 2° período, turno matutino, com aproximadamente 28 crianças. O tema norteador foi - As crianças como sujeito de direitos -, e foi fundamentado no livro: Os direitos das crianças, de Ruth Rocha. O projeto buscou promover o direito das crianças à literatura e de aprender brincando, valorizando sua autonomia e protagonismo. O desenvolvimento do projeto foi norteado pela literatura. E, por meio da contação de histórias foram realizadas diversas atividades junto com as crianças, as quais oportunizaram aprendizagens significativas tanto para as crianças como para as futuras pedagogas. No desenvolvimento do projeto, observou-se que o envolvimento das crianças, o trabalho em grupo e a mediação da professora orientadora podem contribuir para promover uma educação pautada na concepção de criança como sujeito de direitos.