GESTÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA CONSOLIDAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA E ESCOLHA DO GESTOR

Autores

  • Eliene Rodrigues dos Santos Gomes

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Participação, Escolha de diretores

Resumo

presente artigo propõe analisar a gestão escolar pautada numa perspectiva de caráter democrático com vistas a possibilidades da consolidação da participação coletiva e que assim através da gestão democrática com participação efetiva promova a qualidade social na educação dos alunos e que todos tenham possibilidades de aprendizagem. Como questão problema questiona-se como se dá o processo de participação e quais são as formas mais usuais para escolha de gestores escolares? Possui como objetivo geral analisar a gestão escolar e suas possibilidades para consolidação da participação e compreender como se dá a escolha dos gestores. Os objetivos específicos estabelecidos são: Proporcionar reflexões sobre a gestão escolar participativa e Identificar como acontece a forma de escolha dos gestores escolares. A metodologia empregada foi estudo de revisão bibliográfica. Evidencia-se que a gestão democrático-participativa é a forma eficaz de se chegar a um trabalho coletivo que promova a participação e a formação humana numa perspectiva crítica e reflexiva.

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

Rodrigues dos Santos Gomes, E. (2023). GESTÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA CONSOLIDAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA E ESCOLHA DO GESTOR. Revista Científica Da UniMais, 20(1), 29–44. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/79