AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Eliane Polo de Oliveira Sousa Ferreira

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Qualidade, Gestão

Resumo

Este artigo tem como objetivo desvelar reflexões sobre a educação através das reformas impostas a América Latina a partir dos anos de 1990, reformas estas que afetam as políticas sociais ofertadas a população principalmente aos mais vulneráveis. A reforma neoliberal busca reduzir os gastos públicos do estado com políticas sociais ofertadas a população, acentuando um cenário de total desigualdade, ofertando um ensino pautado na qualidade total com a intenção de fornecer mão de obra barata para o mercado de trabalho, favorecendo a classe dominante, em um cenário de total exploração da classe despossuída. Estas reformas neoliberais impostas ao campo educativo vê a escola como uma empresa modificando o trabalho dos gestores escolares e consequentemente de todos os outros profissionais que trabalham na escola, o modelo neoliberal imposto ao gestor o transforma em um gerente em busca de resultados, assim, inviabiliza o processo educativo pautado na qualidade social e emancipatória que busca tornar os sujeitos críticos e transformadores da sociedade vigente.

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Publicado

27-07-2023

Como Citar

Polo de Oliveira Sousa Ferreira, E. (2023). AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR. Revista Científica Da UniMais, 20(1), 9–28. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/78