O USO DE ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS POR ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE: EM UMA VISÃO FARMACÊUTICA

Autores

  • Ana Paula de Lima Alencar1
  • Polania Lopes Holanda
  • Edilson Ribeiro de Oliveira Junior

Palavras-chave:

Assistência Farmacêutica, Estresse acadêmico, Psicofármacos, Transtornos mentais.

Resumo

O uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos vem aumentando de forma exponencial no Brasil. Observa-se que acadêmicos de diferentes áreas da saúde são os que mais os utilizam. Esta pesquisa objetivou analisar os dados disponíveis na literatura referente aos fatores que contribuem para o uso das medicações supracitadas por acadêmicos dos cursos da área da saúde, bem como destacar o papel do farmacêutico frente ao uso racional deles. A depressão é considerada, a nível global, um dos principais problemas de saúde pública em que os estudantes universitários assumem especial de relevância. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura consultada e por meio de levantamento bibliográfico nas bases Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde e Scielo. Os resultados demonstraram que, de15 a 25% dos estudantes em pauta, apresentam algum tipo de transtorno neuropsiquiátrico, como depressão e ansiedade. O preocupante é que eles promovem os cuidados de saúde, no entanto, por vezes, negligenciam a sua própria. Notou-se também que as primeiras opções de tratamento farmacológico utilizado são Fluoxetina e Sertralina (50%). Nesse sentido é necessário a orientação do farmacêutico atuando principalmente no uso racional de medicamentos, interações medicamentosas, riscos da automedicação, avaliação de seu uso e dispensação.

Biografia do Autor

Ana Paula de Lima Alencar1

Farmacêutica egressa da Faculdade de Inhumas – FacMais

Polania Lopes Holanda

Farmacêutica egressa da Faculdade de Inhumas – FacMais.

Edilson Ribeiro de Oliveira Junior

Mestre e Doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Coordenador do curso de Farmácia da Faculdade de Inhumas – FacMais.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

de Lima Alencar1, A. P., Lopes Holanda, P., & Ribeiro de Oliveira Junior, E. (2022). O USO DE ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS POR ACADÊMICOS DOS CURSOS DA SAÚDE: EM UMA VISÃO FARMACÊUTICA. Revista Científica Da UniMais, 19(1). Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/24