CONTEMPORANEIDADES DA INDÚSTRIA CULTURAL PARA A SEMIFORMAÇÃO E MANIPULAÇÃO DAS MASSAS
Palavras-chave:
Indústria cultural, Semiformação, Televisão, Alienação, ConsumoResumo
Artigo resultante de reflexões críticas, focalizado no debate das consequências da influência da indústria cultural, trazidas para a contemporaneidade como estratégia principal para a manutenção do poder e da semiformação das massas. Identifica o consumo, a televisão e a religião como facetas que abastecem a estrutura dominante, manipula a consciência e aliena o indivíduo, tornando-o “sujeito sujeitado” ao sistema de produção capitalista, mantido por uma burguesia renovadamente equipada pela tecnologia. Tem como fundamentos o pensamento crítico de Adorno e Horkheimer, debatido por Duarte (2008), Cohn (1994), Chaves (2015), entre outros. Utiliza como metodologia, a apropriação de temas lidos e desenvolvidos nas aulas de Cultura, Arte e Educação. Conclui-se pela valorização e prática da ciência, contra a alienação religiosa e a esquematização perversa da indústria cultural, que provoca desemprego e adoece a sociedade, tornando-a refém do consumo, que beneficia a exploração capitalista ultraliberal.