O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) E A FORMAÇÃO DOS MONITORES GOIANOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS CAMPONESES NA DÉCADA DE 1960

Autores

  • Elisabeth Maria de Fátima Borges
  • Daniel Junior de Oliveira

Palavras-chave:

formação de professores, Movimento de Educação de Base, camponeses

Resumo

A alfabetização sempre foi um gargalo da educação brasileira; e, quando se trata de alfabetização de adultos as dificuldades são ainda maiores. O Movimento de Educação de Base (MEB) implementou um importante projeto de alfabetização de camponeses, aplicando o método de alfabetização de Paulo Freire, por meio do qual obtiveram grande êxito. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação dos monitores para a alfabetização dos camponeses em Goiás na década de 1960. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam uma inovação na metodologia de formação dos monitores, que também eram camponeses locais. Conclui-se que a capacitação de monitores pelo MEB teve grande relevância na obtenção de resultados no processo de alfabetização dos camponeses goianos na década de 1960, e que o mesmo ocorreu graças ao caráter inovador e da aplicabilidade do método de alfabetização de Paulo Freire na formação de professores e na alfabetização de jovens e adultos camponeses; e, por isso, essa experiência deve ser vista como um exemplo a ser seguido nas futuras políticas educacionais brasileiras.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

de Fátima Borges, E. M., & Junior de Oliveira, D. (2024). O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) E A FORMAÇÃO DOS MONITORES GOIANOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS CAMPONESES NA DÉCADA DE 1960. Revista Científica Da UniMais, 22(1), 144–152. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/195