REFLEXÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Karolliny Honório da Silva Sá

Palavras-chave:

Educação, Reflexão Crítica, Transformação, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por finalidade desenvolver um estudo sobre o ensino e aprendizagem, no contexto escolar, por meio da abordagem interativa entre professor e aluno e aluno/aluno. O trabalho visa um questionamento sobre as mudanças que a educação vem sofrendo ao longo desses anos. Elaborou-se essa pesquisa no decorrer das aulas de língua portuguesa na turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Goianira Goiás. Partindo de uma sequência didática, para buscar suprir os déficits de aprendizagem dos alunos, portanto, abordou o gênero crônica e charge, trabalhou-se três crônicas de Rubem Alves que em comum possuem a educação como eixo central, e uma charge cuja temática é a educação de 1969 a 2009, deste modo o debate remete as transformações que a educação sofreu ao longo desses anos. As aulas foram planejadas dando ênfase na leitura verbal e não verbal e na produção de uma dissertação. Instigando os discentes à leitura crítica reflexiva, considerando o contexto social dos educandos. Objetivo desse estudo foram às produções das redações, na qual foram analisadas o qual foi possível dar espaço de fala aos alunos, pois, Paulo Freire (1987) ressalta que devemos mudar nossas maneiras de trabalhar em sala de aula, e que não se deve trabalhar a pedagogia tradicional na qual somente os professores obtinham vozes, afinal a troca de saberes é mútua. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar a análise e a discussão dos dados, tendo como suporte teórico, Bakhtin (1979), Emilia Ferreiro (1987), Paulo Freire (1987), Pimenta (2005), Rubem Alves (2012). Esta pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo. Os resultados obtidos foram surpreendentes, porque os próprios alunos perceberam o quanto a presença dos pais na educação dos filhos é importante, entenderam que, os professores são estereotipados, em consequência de casos onde alguns alunos não adquirem boas notas.

Biografia do Autor

Karolliny Honório da Silva Sá

Especialista em Língua(gem), Cultura e Ensino pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas. Graduada em licenciatura língua portuguesa/ Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Honório da Silva Sá, K. (2022). REFLEXÃO CRÍTICA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Científica Da UniMais, 19(1). Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/19