MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Camilla Martins Santos
  • Vanessa Martins Silva
  • Fernanda Maria Siqueira Tavares
  • Karla Vitoriano Silva Almeida

Palavras-chave:

Musicalização, Educação-infantil, Ensino-aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa “Musicalidade na Educação Infantil” realizada sob
orientação das professoras Me. Fernanda Maria Siqueira Tavares e Me. Karla Vitoriano e
Silva Almeida, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Oeste - São Luís de Montes
Belos, teve como intuito principal analisar a importância da música na Educação Infantil,
mediante observações que foram realizadas no período de estágio. Observou-se a
importância e a necessidade da presença da musicalidade na Educação Infantil. A
musicalização na Educação Infantil, bem como sua influência no processo de ensinoaprendizagem, nos instigou a realizar a presente pesquisa, tendo como problemática
descobrir como a música na Educação Infantil pode influenciar no processo de ensinoaprendizagem. Aprofundar o estudo desta temática, analisando a sua importância, e de que
forma a música influencia o desenvolvimento das crianças ligadas aos processos de
aprendizagem na Educação Infantil, constituiu-se como o desafio que norteou essa pesquisa.
Este trabalho foi fundamentado/embasado em bases bibliográficas e documentais, como:
Brito (2003), Carneiro (2019), Nascimento (2018), Oliveira (2019), Silva (2013), Silva (2017)
e base documental: BNCC (2017), LDB (1994/96) e RCNEI (1998). No discorrer do
presente trabalho serão abordadas ações qualitativas e teóricas com o objetivo de serem
sanadas as indagações feitas acerca da seguinte temática: a influência da música no
processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Camilla Martins Santos

Discente no 6o Período do curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual De
Goiás - UEG, câmpus Oeste em São Luis de Montes Belos.

Vanessa Martins Silva

Discente no 6o Período do curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Estadual De Goiás- UEG, câmpus Oeste em São Luis de Montes Belos.

Fernanda Maria Siqueira Tavares

Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Lotada no câmpus Oeste em São Luis de Montes Belos. Mestre em Psicologia PUC-Goiás. Especialista em Psicopedagogia e Saúde Pública UNB. Graduada em Psicologia PUC-Goiás. Secretária Municipal de Educação do Município de São Luis de Montes Belos.

Karla Vitoriano Silva Almeida

Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Lotada no câmpus Oeste em São Luis de Montes Belos. Doutoranda em Educação PUC-Goiás; Mestre em Letras-Linguística UFT/Porto Nacional; Especialista em Metodologia do Ensino Superior UEG; Especialista e Administração Educacional UNIVERSO; Graduada em Pedagogia UFG.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

Martins Santos, C., Martins Silva, V., Siqueira Tavares, F. M., & Vitoriano Silva Almeida, K. (2022). MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Científica Da UniMais, 19(1). Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/18