MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Musicalização, Educação-infantil, Ensino-aprendizagemResumo
A presente pesquisa “Musicalidade na Educação Infantil” realizada sob
orientação das professoras Me. Fernanda Maria Siqueira Tavares e Me. Karla Vitoriano e
Silva Almeida, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Oeste - São Luís de Montes
Belos, teve como intuito principal analisar a importância da música na Educação Infantil,
mediante observações que foram realizadas no período de estágio. Observou-se a
importância e a necessidade da presença da musicalidade na Educação Infantil. A
musicalização na Educação Infantil, bem como sua influência no processo de ensinoaprendizagem, nos instigou a realizar a presente pesquisa, tendo como problemática
descobrir como a música na Educação Infantil pode influenciar no processo de ensinoaprendizagem. Aprofundar o estudo desta temática, analisando a sua importância, e de que
forma a música influencia o desenvolvimento das crianças ligadas aos processos de
aprendizagem na Educação Infantil, constituiu-se como o desafio que norteou essa pesquisa.
Este trabalho foi fundamentado/embasado em bases bibliográficas e documentais, como:
Brito (2003), Carneiro (2019), Nascimento (2018), Oliveira (2019), Silva (2013), Silva (2017)
e base documental: BNCC (2017), LDB (1994/96) e RCNEI (1998). No discorrer do
presente trabalho serão abordadas ações qualitativas e teóricas com o objetivo de serem
sanadas as indagações feitas acerca da seguinte temática: a influência da música no
processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.