O LETRAMENTO ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIAS

Autores

  • Jeferson Carvalho Mateus
  • Susy Adelina Mateus

Palavras-chave:

Letramento, Tecnologia, Educação, Leitura, Aluno

Resumo

A sociedade atual é marcada pelo intenso uso de tecnologias e elas se fazem
presentes na vida de todas as pessoas, mesmo que em maior ou menor grau. Diante
desse contexto, várias são as pesquisas que direcionam seu olhar para o uso dessas
tecnologias em sala de aula e de como elas podem auxiliar o aluno a obter melhores
resultados em seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, surgiu o interesse em
compreender, de que forma essas tecnologias podem ser utilizadas dentro do
processo de letramento dos alunos em ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa é
analisar como é possível utilizar as tecnologias dentro do processo de letramento.
Para isto, utilizou-se discussões bibliográficas com base em autores como Vagheti,
Santos e Minuzi (2020), Vieira (2013), Menezes (2019), dentre outros autores que
discutem a temática proposta nesta pesquisa. As discussões evidenciaram que as
tecnologias podem e devem ser utilizadas no processo de letramento do aluno,
auxiliando não apenas a dominar as habilidades de leitura e escrita, mas também
colocando-os diante de questões do eu dia a dia, auxiliando-os a solucionar
problemáticas e a fazer com que essas habilidades se desenvolvem com base em
situações reais.

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

Carvalho Mateus, J., & Adelina Mateus, S. (2023). O LETRAMENTO ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIAS. Revista Científica Da UniMais, 21(2), 95–108. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/165