A CRIANÇA SURDA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NUMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA
Resumo
: Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre a educação da criança surda com
ênfase na aquisição da linguagem nos primeiros anos de vida. O objetivo principal foi discutir
a importância da aquisição da linguagem como forma de expressão na criança surda. Esta
abordagem se deu através de fundamentação teórica. Para melhor compreensão, o texto
apresenta uma explicação histórica e teórica sobre surdez, a importância da linguagem, bem
como a educação de surdos no Brasil. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados
autores que desenvolvem estudos nos campos temáticos referentes ao processo de inclusão,
tais como: os pressupostos teóricos da Teoria Histórico Cultural defendida por Vigotsky (1989;
1996; 1997; 2000; 2009); Mantoan (2003); Reis (2013); dentre outros. A análise aponta que a
trajetória da educação de surdos possui historicidade na educação inclusiva. Observou-se
que no percurso da educação para o desenvolvimento da linguagem na criança surda houve
longos períodos de lutas para proporcionar o alcance de conquistas pelos direitos das pessoas surdas. Também mostrou que houve o aprimoramento de metodologias que favoreçam
o desenvolvimento da criança em seus diferentes aspectos, principalmente a capacidade de
se expressar e se comunicar, passando do oralismo, comunicação total ao bilinguismo. Ao
final, concluiu-se que as pessoas surdas têm uma comunidade própria com linguagem própria,
sendo assim, as crianças surdas podem desenvolver a linguagem como as crianças ouvintes,
mas em forma de sinais, meio pelo qual conseguem se comunicar e se desenvolver psiquicamente.