A CRIANÇA SURDA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NUMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Suely Martins Furtado

Resumo

: Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre a educação da criança surda com
ênfase na aquisição da linguagem nos primeiros anos de vida. O objetivo principal foi discutir
a importância da aquisição da linguagem como forma de expressão na criança surda. Esta
abordagem se deu através de fundamentação teórica. Para melhor compreensão, o texto
apresenta uma explicação histórica e teórica sobre surdez, a importância da linguagem, bem
como a educação de surdos no Brasil. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados
autores que desenvolvem estudos nos campos temáticos referentes ao processo de inclusão,
tais como: os pressupostos teóricos da Teoria Histórico Cultural defendida por Vigotsky (1989;
1996; 1997; 2000; 2009); Mantoan (2003); Reis (2013); dentre outros. A análise aponta que a
trajetória da educação de surdos possui historicidade na educação inclusiva. Observou-se
que no percurso da educação para o desenvolvimento da linguagem na criança surda houve
longos períodos de lutas para proporcionar o alcance de conquistas pelos direitos das pessoas surdas. Também mostrou que houve o aprimoramento de metodologias que favoreçam
o desenvolvimento da criança em seus diferentes aspectos, principalmente a capacidade de
se expressar e se comunicar, passando do oralismo, comunicação total ao bilinguismo. Ao
final, concluiu-se que as pessoas surdas têm uma comunidade própria com linguagem própria,
sendo assim, as crianças surdas podem desenvolver a linguagem como as crianças ouvintes,
mas em forma de sinais, meio pelo qual conseguem se comunicar e se desenvolver psiquicamente.

Biografia do Autor

Suely Martins Furtado

Graduada em Pedagogia pela PUC Goiás (2007); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade
Estadual de Goiás Unu Inhumas (2006); Especialista em Formação de professores –Área de
concentração Gestão escolar, pela PUC Goiás (2008); Aluna do Programa de Pós Graduação Stricto
Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC - da Universidade Estadual de Goiás;
Professora da rede municipal de educação de Inhumas; Professora da Faculdade da Academia
Brasileira de Educação e Cultura Ltda.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

Martins Furtado, S. (2022). A CRIANÇA SURDA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NUMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Científica Da UniMais, 19(1). Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/16