MOSTRA CIENTÍFICA E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO BÁSICO COMO MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Experimentação, Conhecimento científicoResumo
O ensino de ciências é constituído por componentes curriculares de fundamental importância no processo de escolarização. Quando realizado através de atividades experimentais, pode auxiliar para que ocorra uma melhor aprendizagem científica, pois as atividades práticas propiciam uma maior interação entre professores e os estudantes. Entretanto, em grande parte das escolas públicas, normalmente, não é possível realizar tais práticas, devido à carência de equipamentos e/ou mesmo a inexistência de laboratório. Uma possível solução para esta problemática seria a realização das chamadas “Feiras de Ciências” ou “Mostras Científicas” as quais são eventos em que os estudantes, sob orientação dos professores, são responsáveis por divulgar projetos executados por eles próprios. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas experimentais de estudantes do Ensino Médio durante a 1ª Mostra Científica realizada no Colégio Estadual do Setor Palmito, no município de Goiânia/GO. O estudo se trata de um relato de caso, com pesquisa bibliográfica e descritiva. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado. Aproximadamente, 20 projetos foram apresentados na Mostra Científica. Durante as exposições, cada grupo teve a liberdade de escolha da metodologia para explanar seu trabalho. Durante o desenvolvimento e nas apresentações dos projetos foi possível identificar a criatividade e o interesse dos estudantes. A atividade proporcionou oportunidades de aprendizagem, através da utilização de procedimentos próprios da ciência, como observar, questionar, formular e testar hipóteses, onde resultados inesperados aconteceram e contribuíram para melhorar o entendimento de fenômenos. Apesar dos percalços que permearam a construção do evento, essa experiência mostrou que a escola pública pode oferecer mais possibilidades de ensino e aprendizagem, tanto para os docentes quanto para os estudantes, numa perspectiva mais diversificada, que vá para além dos conteúdos tradicionais. Por fim, podemos concluir que houve um grau de satisfação positivo de todos os envolvidos.