JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Nelson da Silva Nunes
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
  • Beatriz Martins de Souza
  • Crislayne dos Santos Moura
  • Emily Lins Casado de Sousa
  • Viviane Santos de Oliveira
  • Yasmin Bella de Oliveira Calheiros

Palavras-chave:

Games, aprendizagem, ensino médio

Resumo

Os jogos digitais estão conquistando cada dia mais espaço na sociedade contemporânea, principalmente nas escolas que buscam atender a nova demanda educacional. Diante desta realidade, o presente trabalho traz uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca da utilização dos jogos digitais com a aplicação voltada a estudantes do Ensino Médio. Foram utilizadas seis bases de dados para a obtenção dos estudos da RSL, sendo elas: Scielo, PubMed, Scopus, Springer, APA Psycnet e IEEE. De acordo com os resultados obtidos, se percebeu que a aplicação dos jogos digitais aos alunos de Ensino Médio, ainda é um campo pouco explorado, em que há a necessidade de demandas por mais pesquisas e estudos nessa área. Nos artigos que foram analisados nesta RSL, foi observado que todos relatam que existe um grande potencial nos jogos digitais, em que estes podem acarretar aos estudantes de Ensino Médio no que se refere ao engajamento, participação e envolvimento em seu processo de aprendizagem em diferentes disciplinas da grade escolar, além de facilitar a aprendizagem cognitiva e afetar os alunos emocionalmente, conectando-os à vida real. Essa RSL, propôs por meio das bases responder à pergunta: os alunos que utilizam os jogos digitais em seu aprendizado, fazem uso da consciência, habilidades e estratégias metacognitivas? Fazendo uso da Ferramenta StArt (State of the Art through Systematic Review), 33 artigos foram extraídos e passaram pelos processos de identificação, inclusão, exclusão, seleção e qualidade para chegar ao número de 3 artigos que satisfizeram os critérios adotados.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

da Silva Nunes, N., Silvio Cavalcante Pimentel, F., Martins de Souza, B., dos Santos Moura, C., Lins Casado de Sousa, E., Santos de Oliveira, V., & Bella de Oliveira Calheiros, Y. (2024). JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Científica Da UniMais, 22(1), 181–195. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/198