ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL SANTA ROSA: estudo de caso

Autores

  • Júlio Anderson Rosa Lisboa

Palavras-chave:

barreiras físicas, adaptações estruturais, inclusão escolar, facilidade de acesso

Resumo

Apesar de estar presente em toda a história, nem sempre a acessibilidade foi percebida em projetos arquitetônicos. É de conhecimento geral que, desde os primeiros grupos humanos, pessoas com deficiência eram excluídas da participação na sociedade. Somente foi reconhecida a essencialidade com as consequências da segunda Guerra Mundial, em que, houve a necessidade de buscar meios de inserir novamente à sociedade, civis e militares que voltavam com sequelas do conflito. Objetivou-se neste estudo verificar a acessibilidade em uma unidade escolar da cidade de Santa Rosa de Goiás e como ela se torna ou não uma ferramenta facilitadora. A referida pesquisa deslindou-se por meio de um estudo de caso em que foram analisadas as condições de acessibilidade dessa unidade escolar em compatibilidade com a NBR 9050. Análises de acessibilidade se tornam uma ferramenta proporcionadora da inclusão escolar e asseguram possíveis condições que efetivem e promovam o acesso. De fato, o planejamento pensado em situações que as pessoas enfrentam ao acessar os lugares que frequentam, se torna necessário para facilitar a execução de projetos de acessibilidade, portanto a proposta da inclusão escolar defende que o ambiente educacional deve se adaptar às necessidades dos usuários, ao invés deste se adequar às estruturas do local de estudo, contudo se o ambiente não está preparado para atender a todos, esse local é que se torna deficiente.

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Publicado

23-05-2024

Como Citar

Rosa Lisboa, J. A. (2024). ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL SANTA ROSA: estudo de caso. Revista Científica Da UniMais, 22(1), 89–110. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/190