ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Maraísa Honório Silva

Palavras-chave:

Estágio, Projeto de Intervenção, Formação, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo tem o intuito de descrever as experiências/vivências sobre os períodos de
observação e regência no Estágio Supervisionado em Docência na Educação
Fundamental I, realizado em uma escola da rede pública municipal de Ensino
Fundamental I, durante o curso de Pedagogia da Faculdade de Inhumas FacMais,
Unidade Inhumas, cujo maior desafio foi a adaptação do espaço físico da turma em
que ocorreu o estágio. Desse modo, vislumbramos como objetivo do projeto a
cooperação voluntária das crianças. Ademais, a percepção e a análise realizadas
sobre os resultados é positiva, pois as crianças participaram ativamente das
atividades propostas. A prática educativa é um processo de suma importância para
o indivíduo e a sociedade. As teorias juntamente com à prática permeiam a
construção do profissional docente. Nessa perspectiva e em diálogos com teóricos
como Pimenta; Lima (2012); Hoffmann (2012); Barbosa; Horn (2008); Cabral; Angelo
(2010) Milanesi (2012) dentre outros o texto apresenta algumas implicações e
reflexões em decorrência do desenvolvimento do projeto de intervenção, seus
desdobramentos, avaliação, resultados e ações/mediações atribuídas e planejadas
a cada encontro. Portanto, com este trabalho pretende-se demonstrar os
pressupostos teóricos, os desafios, a integração das estagiárias com as crianças e
instituição escolar, a utilização do espaço, e elementos trabalhados, o envolvimento
e cooperação das crianças.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Honório Silva, M. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS. Revista Científica Da UniMais, 21(2), 121–132. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/revistacientificafacmais/article/view/167