AVALIAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS E AVALIAÇÃO AMPLA EM GERIATRIA DENTRO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Esther Rosa de Brito
  • Luciana de Souza Oliveira
  • Pamella Arrais Vilela

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos, Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC), Gerontologia

Resumo

É evidente na sociedade atual, principalmente no Brasil, que pouco se discutiu sobre a importância dos Cuidados Paliativos (CP). De acordo com Farias (2020, p. 53), esta maneira de cuidar já havia ganhado força em diversos países da Europa e no Brasil, e veio ganhando propriedade a partir da década de 90 com a criação de uma filosofia paliativista na Escola Paulista de Medicina. Em outro momento outras necessidades relacionadas à saúde pública vão sendo necessárias para humanização do sistema. O objetivo é apresentar relato de atividades desenvolvidas em uma Liga acadêmica, acerca dos cuidados paliativos e avaliação ampla em geriatria com ênfase no processo de envelhecimento apresentado no formato de seminário.Trata-se de um relato de experiência, sobre as vivências de graduandos dos cursos da área de saúde que participam de uma liga acadêmica de saúde coletiva (LASC-Fac +). A liga acadêmica de saúde coletiva é multidisciplinar e multiprofissional dentro de uma instituição privada de ensino superior e foi desenvolvida entre setembro a dezembro de 2022 com periodicidade quinzenal, sob a supervisão direta da coordenadora docente, compreendendo uma carga horária de 40 horas. Concluímos que a integração dos conteúdos e dos cursos convergem para uma relação estreita entre eles; enriquecendo cada vez mais as várias áreas do conhecimento voltadas para a saúde coletiva.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

Rosa de Brito, E., de Souza Oliveira, L., & Arrais Vilela, P. (2023). AVALIAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS E AVALIAÇÃO AMPLA EM GERIATRIA DENTRO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Científica Mais Pontal, 2(2), 56–68. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/104

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)