CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO ACERCA DAS ORIENTAÇÕES SOBRE ALEITAMENTO MATERNO DENTRO DA ESF NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA - MG, BRASIL
Palavras-chave:
aleitamento, cuidados pré-natal, enfermeiro, orientações de enfermagem, estratégia de saúde da famíliaResumo
Introdução: O aleitamento materno é essencial no desenvolvimento e na proteção adequados ao bebê. Diante dessa informação, os profissionais de saúde, principalmente aqueles que atuam na atenção primária, necessitam de conhecimento e habilidades específicas voltadas para a amamentação. Objetivo: Analisar a atuação dos profissionais de enfermagem das equipes de saúde da família, com relação ao conhecimento e orientações sobre aleitamento materno, do município de Ituiutaba, Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado entre os meses de outubro e novembro de 2023. Foram utilizados questionários semiestrestruturados, aplicados aos profissionais de enfermagem e, de forma complementar, às gestantes. Os questionários continham perguntas acerca da funcionalidade do Programa Saúde da Família (PSF) em questão, do conhecimento do profissional e características sociodemográficas das amostras. Resultados e discussão: Entre os entrevistados, 13 (81,3%) profissionais declararam ter recebido orientações acerca da abordagem a grávidas e puérperas, referentes ao aleitamento materno. No que concerne às entrevistas com as gestantes e puérperas, 83 (79,8%) participantes afirmaram que não sabiam da existência dos grupos de gestantes na unidade onde realizam o pré-natal. Conclusão: A baixa adesão aos grupos de gestantes e a falta de conhecimento sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) podem indicar falhas na comunicação e divulgação, ressaltando a necessidade de estratégias mais eficazes. Por outro lado, o comprometimento dos profissionais, em realizar visitas domiciliares, destaca uma abordagem personalizada, enquanto a diversidade nas fontes de orientação sugere oportunidades para aprimorar a formação profissional.