EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA: apontamentos adornianos
Palavras-chave:
Educação e ambiente social, Emancipação, BarbárieResumo
O presente estudo apresenta e analisa as ideias acerca de educação, emancipação e barbárie nas concepções de Theodor Adorno. Por meio da leitura dos textos e discussões realizadas sobre a relevância do tema educação quando relacionado ao ambiente social, o artigo visa analisar os apontamentos adornianos que podem proporcionar a emancipação do homem. O estudo ainda busca traçar o perfil do homem que vive em sociedade, de modo a fazer com que o entendimento e o esclarecimento do objetivo da educação sejam efetivados, sendo possível identificar os princípios capazes de contribuir na mudança do processo de ensino. Uma das questões mais pertinentes deste estudo é depreender como as transformações provenientes do processo atingem as relações entre o homem e a sociedade, identificando as mudanças significativas que transformam todas as camadas, reduzindo a ideia de barbárie e diminuindo a violência, de modo a proporcionar procedimentos nos quais os valores e práticas de uma sociedade possam envolver e possibilitar a passagem de um estado de condição para outro.