EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA: apontamentos adornianos

Authors

  • Eduardo Moreira Marques

Keywords:

Educação e ambiente social, Emancipação, Barbárie

Abstract

O presente estudo apresenta e analisa as ideias acerca de educação, emancipação e barbárie nas concepções de Theodor Adorno. Por meio da leitura dos textos e discussões realizadas sobre a relevância do tema educação quando relacionado ao ambiente social, o artigo visa analisar os apontamentos adornianos que podem proporcionar a emancipação do homem. O estudo ainda busca traçar o perfil do homem que vive em sociedade, de modo a fazer com que o entendimento e o esclarecimento do objetivo da educação sejam efetivados, sendo possível identificar os princípios capazes de contribuir na mudança do processo de ensino. Uma das questões mais pertinentes deste estudo é depreender como as transformações provenientes do processo atingem as relações entre o homem e a sociedade, identificando as mudanças significativas que transformam todas as camadas, reduzindo a ideia de barbárie e diminuindo a violência, de modo a proporcionar procedimentos nos quais os valores e práticas de uma sociedade possam envolver e possibilitar a passagem de um estado de condição para outro.

Author Biography

Eduardo Moreira Marques

Educador, Graduado em Administração pela PUC Goiás, Especialista em Docência Universitária pela UEG, Mestre em Administração pela FEAD.

Published

2022-09-20

How to Cite

Moreira Marques, E. (2022). EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA: apontamentos adornianos. Revista Científica Mais Pontal, 1(1), 55–65. Retrieved from https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/6