CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ESPAÇO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Palavras-chave:
Construção do conhecimento científico, Educação Superior, Pesquisa científica, Processo ensino-aprendizagem pertinenteResumo
temática da construção do conhecimento científico no espaço da educação superior está contemplada neste artigo, de natureza teórico-analítica, com o propósito de dar continuidade às reflexões sobre o protagonismo desse conhecimento no transcurso do processo de construção da longa história humana. Para isso se propôs a seguinte pergunta: por que desenvolver pesquisa científica como metodologia teórico-prática para a construção do conhecimento pertinente e significativo no espaço do Ensino Superior? A resposta para essa indagação passa pela necessidade de transformar as salas de aula brasileiras em laboratórios ativos; o “locus” de transmissão de saber, herança da tradição educacional nacional, deverá, efetivamente, ceder espaço para o “locus” de pesquisa científica, lugar de construção de saber. Conforme defende Freire (1987, 1996), é preciso que a educação libertadora e problematizadora se sobreponha à educação bancária e o desenvolvimento de práticas de pesquisa, sempre mediadas pelo professor-pesquisador, assegure a autonomia da aprendizagem do estudante, iniciando-se nas séries iniciais e estendendo-se para além do ensino superior. Assim, ao ingressar na graduação, o universitário vislumbrará a pesquisa não somente como um componente de integralização do curso sob a forma de Trabalho de Conclusão de Curso, mas conforme defendem Delors (1998) e Morin (2002), como uma prática de construção-desconstrução-reconstrução de um saber que posicionará o Brasil como uma referência mundial na planificação, desenvolvimento, construção, adoção e disseminação de conhecimento tecnológico-científico.