CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ESPAÇO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Lúcia Helena Ferreira Lopes Faculdade Mais de Ituiutaba
  • Simone Beatriz Neves Pacheco Faculdade Mais de Ituiutaba

Palavras-chave:

Construção do conhecimento científico, Educação Superior, Pesquisa científica, Processo ensino-aprendizagem pertinente

Resumo

temática da construção do conhecimento científico no espaço da educação superior está contemplada neste artigo, de natureza teórico-analítica, com o propósito de dar continuidade às reflexões sobre o protagonismo desse conhecimento no transcurso do processo de construção da longa história humana. Para isso se propôs a seguinte pergunta: por que desenvolver pesquisa científica como metodologia teórico-prática para a construção do conhecimento pertinente e significativo no espaço do Ensino Superior? A resposta para essa indagação passa pela necessidade de transformar as salas de aula brasileiras em laboratórios ativos; o “locus” de transmissão de saber, herança da tradição educacional nacional, deverá, efetivamente, ceder espaço para o “locus” de pesquisa científica, lugar de construção de saber. Conforme defende Freire (1987, 1996), é preciso que a educação libertadora e problematizadora se sobreponha à educação bancária e o desenvolvimento de práticas de pesquisa, sempre mediadas pelo professor-pesquisador, assegure a autonomia da aprendizagem do estudante, iniciando-se nas séries iniciais e estendendo-se para além do ensino superior. Assim, ao ingressar na graduação, o universitário vislumbrará a pesquisa não somente como um componente de integralização do curso sob a forma de Trabalho de Conclusão de Curso, mas conforme defendem Delors (1998) e Morin (2002), como uma prática de construção-desconstrução-reconstrução de um saber que posicionará o Brasil como uma referência mundial na planificação, desenvolvimento, construção, adoção e disseminação de conhecimento tecnológico-científico.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Ferreira Lopes, Faculdade Mais de Ituiutaba

Doutorado (2016) e Mestrado (2004) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Especialização em Literatura: Os Caminhos da Literatura Comparada (2002), pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Língua Portuguesa (1994) e Graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (1991). 

Simone Beatriz Neves Pacheco, Faculdade Mais de Ituiutaba

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2012), Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Marketing e Pessoas pela Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF (2010), Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Triângulo Mineiro (2005), Graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional de Ituiutaba (1990). Atualmente é Ouvidora e Coordenadora da CPA - Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Mais de Ituiutaba - FACMAIS. 

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

Helena Ferreira Lopes, L., & Beatriz Neves Pacheco, S. (2023). CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO ESPAÇO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Científica Mais Pontal, 2(1), 81–94. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/56