LUIZ VILELA EM CURTAS: um projeto de (Re)leituras e (Re)escritas
Palavras-chave:
Linguagem publicitária, Luiz Vilela, (Re)leituras e (re)escritasResumo
O objetivo deste relato de experiência acadêmica é apresentar resultados das atividades do projeto “Luiz Vilela em Curtas”, desenvolvido com estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, da FacMais, Unidade de Ituiutaba, no período de 2012 a 2019. As atividades propostas foram subdivididas em oito etapas, a saber: 1) Luiz Vilela: um escritor tijucano; 2) A escrita de Luiz Vilela e os escritos sobre ela; 3) (Re)leituras fílmicas de obras de Luiz Vilela; 4) Mãos à obra: ateliê de roteirização; 5) Ajustado o roteiro e revisando rotas; 6) Um, dois, três… filmando; 7) A interdisciplinaridade na produção dos curtas; 8) E o Oscar vai para... No total foram planificados e produzidos 18 curtas, resultados de leituras-releituras dos contos ‘Ousadia’, ‘Vazio’, ‘Catástrofe’, ‘O que cada um disse’, ‘Confissão’, ‘O monstro’ e ‘Corisco’. A atividade, por um lado, proporcionou o encontro dos estudantes tijucanos com o melhor da produção literária do escritor, também tijucano, Luiz Vilela e, por outro lado, a construção do conhecimento sobre a linguagem, em especial, sobre convergência(s)-divergência(s) entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica, com as quais dialoga a linguagem da propaganda.