O PENSAMENTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO VIABILIZADOR DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO EGRESSO PENAL
Palavras-chave:
Pensamento educacional, Reintegração Social, Egresso PenalResumo
O texto que se apresenta tem como propósito essencial demonstrar que a construção teórica do pensamento educacional, sobre a qual se fundamenta o trabalho, aponta para convergência entre clássicos e respeitáveis autores e matrizes do conhecimento edificadas ao longo da história, seja com ênfase na memória, nas questões políticas e ou sociais, sempre tiveram algo em comum, qual seja a transformação do homem social. Assim, tomando como base autores como Paulo Freire (2001), Antonio Gramsci (1999), Durkeheim (1995), Hanna Arendt (2016), Dermeval Saviani (2007), entre outros, objetiva apresentar sólida linha teórica que se construiu ao longo da história, porém com vistas a aplicá-la não apenas na ciência educacional como normalmente se fizera, mas de demonstrar sua forte contribuição no auxílio à reintegração social do egresso penal. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e análise dos textos e conteúdos da disciplina Pensamento Educacional ofertada no Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É apresentando, portanto, a síntese do pensamento educacional no sentido de balizar as políticas educacionais para efetiva aplicação da transformação humana, e, com isso, aplicá-las na ressocialização do indivíduo infrator. Ao final, busca-se relacionar o pensamento educacional de nível superior em favor dos egressos penais, ressaltando que a essência e teoria do pensamento educacional especialmente observada e aplicada se caracterizaria como importante instrumento viabilizador da reintegração social.