CORPOS NEGROS E FEMININOS

Autores

  • Carlos Antonio Dos Santos
  • Cristiane Maria Ribeiro
  • Ricardo Diógenes Dias Silveira

Palavras-chave:

Mulheres congadeiras, Feminismo negro, Visibilidade

Resumo

O presente ensaio objetiva dar visibilidade às mulheres negras congadeiras que inspiram e favorecem a formação identitária de jovens negras em busca de formação acadêmica e profissional. Para tanto, primeiramente, apresentaremos o feminismo negro que direta ou indiretamente tem afetado e construído os saberes dessas mulheres congadeiras nas lutas do movimento negro. Posteriormente, relatar-se-á a existência, contribuição e resistência desses corpos negros e femininos na congada de Ituiutaba – MG a partir dos olhares das matriarcas e mulheres que sustentam a continuidade dos ternos e da festa da Irmandade de São Benedito.

Biografia do Autor

Carlos Antonio Dos Santos

Mestrando em Ensino para Educação Básica, ENEB – Instituto Federal Goiano, campus Urutaí –GO. Especialização em Políticas Públicas e Gestão Cultural pela Faculdade Católica de Uberlândia, Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Cristiane Maria Ribeiro

Doutorado e Mestrado em Educação. Especialização em Educação para a Ciência. Graduação em Pedagogia.

Ricardo Diógenes Dias Silveira

Doutorado e Mestrado em Biologia (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Federal de Goiás. Licenciado e Bacharel em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006).

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Antonio Dos Santos, C., Maria Ribeiro, C., & Diógenes Dias Silveira, R. (2022). CORPOS NEGROS E FEMININOS. Revista Científica Mais Pontal, 1(1), 66–78. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/7