A SUBJETIVAÇÃO DO DIREITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONSTITUCIONALISMO OU GUERRA IDEOLÓGICA

Autores

  • Fernando Alves Viali Filho Universidade Federal de Uberlândia-M

Palavras-chave:

Dignidade Humana., Constitucional, Subjetivação de Direitos

Resumo

Busca-se nas estreitas palavras deste trabalho a atenção do leitor ao conflito social relacionado à defesa dos direitos e garantias constitucionais frente à discussões ideológicas, politicamente sustentadas. Constata-se que o corpo normativo pátrio descreve várias possibilidades de se ter uma sociedade justa, solidária e fraterna através dos direitos fundamentais. Ocorre que, não se vislumbra a prática desses direitos, que seriam, em tese, a fonte principal para solução de conflitos dessa natureza. Frente a tal paradoxo (plano normativo e plano real) enfrenta-se aqui a eleição da subjetivação do direito à dignidade humana, por sua vez fundamental, como canal principal para consecução dos objetivos do legislador constituinte. O leitor encontrará nesse trabalho, especialmente no tópico referente à subjetividade das garantias constitucionais, como parte integrante e concreta de qualquer sociedade que vise a igualdade, segurança, paz e harmonia entre seus pares. Busca-se apontar as alternativas e instrumentos constitucionais para a consagração da dignidade humana, servindo-lhe de precioso instrumento de prevenção de conflitos sociais. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e análise dos textos. É apresentando, portanto, a síntese da teoria constitucional no sentido de balizar as políticas públicas para efetiva aplicação da transformação humana, e, com isso, como importante instrumento viabilizador da efetiva dignidade humana.

Biografia do Autor

Fernando Alves Viali Filho, Universidade Federal de Uberlândia-M

Advogado. Professor universitário junto à Universidade Federal de Uberlândia-MG. Mestre em Direito Constitucional. Doutor em Educação. 

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Alves Viali Filho, F. (2023). A SUBJETIVAÇÃO DO DIREITO À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONSTITUCIONALISMO OU GUERRA IDEOLÓGICA. Revista Científica Mais Pontal, 2(1), 14–34. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/50