EDUCAÇÃO CONTEUDISTA VERSUS EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: UMA PROPOSTA PARA A APRESENTAÇÃO DA MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Juliana Dias de Moraes

Palavras-chave:

Ensino Superior, Vocações, Educação Básica, Conclusão do Ensino Médio

Resumo

presente trabalho discorre sobre o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) no que tange a apresentação de possíveis áreas de atuação, a qual pode despertar vocações e/ou desmistificar possíveis concepções previamente formadas, mas que foram concebidas sob a pressão imposta pela necessidade de ter essa escolha bem definida ao término do Ensino Médio. Evidenciamos que as escolas de Educação Básica, comumente, priorizam a abordagem dos componentes curriculares e a preparação dos estudantes para os vestibulares, deixando de lado o acolhimento, os momentos de reflexões acerca das vocações e apresentação das possíveis áreas de atuação. Essa prática contribui para situações como, por exemplo, sentimento de responsabilidade excessiva ao ter que definir a futura profissão, a qual precisa agradar a família e garantir sucesso financeiro, se sobrepondo a uma possível vocação ainda não manifestada. Considerando que o processo de escolha de um curso de graduação coincide com a adolescência, fase de intensas mudanças e conflitos, destacamos a importância da conexão dos estudantes com o ambiente que irão encontrar no Ensino Superior. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que visa oportunizar, aos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, momentos de interação com os espaços de aprendizagem de uma IES, além de discussões acerca da Microbiologia. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer as salas de aulas, os laboratórios e os ambientes de convivência, podendo, assim, despertar o interesse pelas áreas ofertadas pela IES e pela experiência que os espera na graduação.

Biografia do Autor

Juliana Dias de Moraes

Licenciatura plena em Ciências Biológicas, Licenciatura plena em Física, Licenciatura plena em Matemática. Professora Universitária no curso da área de saúde junto a Faculdade Mais de Ituiutaba. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. 

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Dias de Moraes, J. (2023). EDUCAÇÃO CONTEUDISTA VERSUS EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: UMA PROPOSTA PARA A APRESENTAÇÃO DA MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Científica Mais Pontal, 2(1), 55–61. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/53