EDUCAÇÃO CONTEUDISTA VERSUS EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA: UMA PROPOSTA PARA A APRESENTAÇÃO DA MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino Superior, Vocações, Educação Básica, Conclusão do Ensino MédioResumo
presente trabalho discorre sobre o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) no que tange a apresentação de possíveis áreas de atuação, a qual pode despertar vocações e/ou desmistificar possíveis concepções previamente formadas, mas que foram concebidas sob a pressão imposta pela necessidade de ter essa escolha bem definida ao término do Ensino Médio. Evidenciamos que as escolas de Educação Básica, comumente, priorizam a abordagem dos componentes curriculares e a preparação dos estudantes para os vestibulares, deixando de lado o acolhimento, os momentos de reflexões acerca das vocações e apresentação das possíveis áreas de atuação. Essa prática contribui para situações como, por exemplo, sentimento de responsabilidade excessiva ao ter que definir a futura profissão, a qual precisa agradar a família e garantir sucesso financeiro, se sobrepondo a uma possível vocação ainda não manifestada. Considerando que o processo de escolha de um curso de graduação coincide com a adolescência, fase de intensas mudanças e conflitos, destacamos a importância da conexão dos estudantes com o ambiente que irão encontrar no Ensino Superior. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que visa oportunizar, aos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, momentos de interação com os espaços de aprendizagem de uma IES, além de discussões acerca da Microbiologia. Os estudantes terão a oportunidade de conhecer as salas de aulas, os laboratórios e os ambientes de convivência, podendo, assim, despertar o interesse pelas áreas ofertadas pela IES e pela experiência que os espera na graduação.