A MANUTENÇÃO DE RELAÇÕES AMOROSAS DISFUNCIONAIS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS ESQUEMAS

Autores

  • Keven Wiliam Silva Rodrigues Faculdade Mais de Ituiutaba

Palavras-chave:

Esquemas, Relações Amorosas, Relações disfuncionais

Resumo

Esse estudo destinou-se a investigar se os esquemas têm relação com a manutenção de relações disfuncionais, que não satisfazem os parceiros ou até mesmo se mostram destrutivas a um dos participantes da relação ou ambos. Assim sendo, através da Teoria de Esquemas de Young destacar-se os diferentes tipos e domínios de esquemas, suas características e quais podem se encaixar em um indivíduo que se submetem a esse tipo de relação supracitada. O objetivo geral desse estudo é identificar os esquemas que mantém indivíduos em relações conflituosas e insatisfatórias e de que forma eles interferem nos comportamentos que esses indivíduos emitem dentro do relacionamento. Essa pesquisa tem caráter bibliográfico, qualitativo, e será desenvolvida a partir de material já preparado, constituído de maneira geral de livros e artigos científicos. Para a realização da mesma,foi realizado levantamento de literatura junto às bases de dados científicas como Scielo, BVSPsi, dentre outras. Com essa pesquisa pode-se concluir que os Esquemas Desadaptativos influenciam na manutenção de relações amorosas disfuncionais, uma vez que os mesmos promovem comportamentos disfuncionais relacionados a diversos fatores onde o indivíduo se sujeita a situações degradantes por ter um autoconceito prejudicado. Foram encontrados dados que demonstram que indivíduos com esquemas de defectividade/vergonha, desconfiança/abuso, isolamento social, dentre outros se mantém em relações disfuncionais emitindo comportamentos também disfuncionais dentro das mesmas.

Biografia do Autor

Keven Wiliam Silva Rodrigues, Faculdade Mais de Ituiutaba

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara ILES/ULBRA, especializando do curso de Terapia Cognitivo-Comportamental do Centro Universitário Amparense-UNIFIA. 

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Wiliam Silva Rodrigues, K. (2023). A MANUTENÇÃO DE RELAÇÕES AMOROSAS DISFUNCIONAIS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS ESQUEMAS. Revista Científica Mais Pontal, 2(1), 46–54. Recuperado de https://revistas.facmais.edu.br/index.php/maispontal/article/view/52